Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Alteração na Lei Maria da Penha e Seus Impactos no área da Saúde

Como a alteração legislativa poderá impactar na área da saúde, principalmente na relação médico-paciente

Publicado por Lorena Dias
há 4 anos

Resultado de imagem para lei maria da penha

Ontem, 28 de novembro, o Senado derrubou o veto presidencial e aprovou a alteração na lei Maria da Penha, que segue para sanção presidencial.

Pela alteração legislativa, os atendimentos médicos e hospitalares realizados em mulheres vitimas de agressão, terão que ser comunicados compulsoriamente à autoridade policial em até 24h.

Diante desta nova redação, algumas questões no âmbito do direito médico surgem, ainda sem respostas.

Precisamos pensar em como ficará a violação da autonomia da mulher, do direito à privacidade e, no caso dos médicos, principalmente a quebra do sigilo médico, em hipótese não permitida pelo CFM - Conselho Federal de Medicina.

Entendo tratar-se de uma alteração em prol da proteção da mulher e até mesmo, por questão de saúde pública entretanto, devemos pensar nos direitos de personalidade que poderão ser violados em determinada esfera e aqui, na conduta do médico, frente ao seu conselho e à ética profissional, quando por força legal, precisar quebrar o sigilo médico em hipótese não prevista, como neste caso.

Saiba mais em : @lorenadias.adv

  • Publicações19
  • Seguidores16
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações76
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/alteracao-na-lei-maria-da-penha-e-seus-impactos-no-area-da-saude/786032317

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)