Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

EIRELIs podem ser constituídas por Pessoas Jurídicas

DREI regulamenta que Pessoa Jurídica, nacional ou estrangeira, pode constituir EIRELI.

Publicado por Lorena Dias
há 6 anos

O Código Civil Brasileiro, em seu artigo 980-A, estabelece, que as EIRELIs (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada), devem ser constituidas por uma única pessoa e que, a pessoa natural que constituir a EIRELI, só pode registrar uma unica empresa desta modalidade.

Tal regulamentação, não foi bem aceita por parte da doutrina e jurisprudência, que vinham consolidando o entendimento no sentido de que pessoa jurídica também poderia constituir EIRELI.

Assim, em 2017, o Departamento de Registro Empresarial e Integração, retirou tal vedação, permitindo assim, a constituição de uma EIRELI por pessoa jurídica.

Indo além, a Instrução Normativa n. 47, do DREI, datada de 06 de agosto de 2018, regulamentou a possibilidade de uma única PJ, constituir múltiplas EIRELIs, reconhecendo que a limitação quanto a constituição, deve ser aplicada somente a pessoa natural.

  • Publicações19
  • Seguidores16
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações197
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/eirelis-podem-ser-constituidas-por-pessoas-juridicas/615820739

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Essa nova regulamentação pelo DREI será ótima para as Holding. 👍👏👏👏 continuar lendo

Com certeza, Jony.

Com esta regulamentação, as empresas poderão fazer sua organização estratégica dentro da legislação, conferindo maior liberdade para a constituição das empresas.
Em relação as Holdings, será muito benéfico sim, principalmente nas controladoras e vislumbro muito a aplicação dentro do planejamento sucessório empresarial. continuar lendo